Crescer ou permanecer pequeno (II): Optar pela expansão exige muita cautela

A opção por permanecer pequeno ou apostar tudo no crescimento do negócio é uma decisão muito pessoal – tanto que até grandes empreendedores divergem sobre o assunto.

Pedro Herz, que transformou a pequena loja de livros da família em uma potência chamada Livraria Cultura, é enfático: “No Brasil ou sua empresa cresce ou ela fecha”. Outros empresários de sucesso são mais cautelosos quando analisam o dilema do crescimento.

Ricardo Garrido, um dos sócios da Cia. Tradicional de Comércio, recomenda paciência aos pequenos empresários e usa um argumento bastante simples. “O passado não garante o sucesso no futuro.”

Carla Sarni, que atualmente comanda o projeto de expansão da Sorridents, acredita que o crescimento da empresa precisa estar atrelado ao fato do empresário ter alguém de confiança para acompanhar esse processo.

“Não basta um grande investimento, é importante ter também muita dedicação”, analisou a empresária quando participou, com pequenos empreendedores, do Encontro PME. A rede de clínicas odontológicas de Carla escolheu o modelo de franquias para ganhar espaço.

É justamente esse o caminho recomendado pelo empresário José Carlos Semenzato para o empreendedor que pretende apostar no crescimento. “É uma forma de reduzir o risco. Como o franqueado precisa colocar o dinheiro dele no negócio, se empenha mais em vender e gerar resultados”, analisa Semenzato, que hoje comanda a holding SMZTO Participações.

Ousadia

Se você decidir crescer, a recomendação definitiva parece ser a dada por Luiza Trajano, que administra com sucesso o Magazine Luiza – uma das principais redes de varejo do País.

“Se você não ousa, não cresce”, afirmou a empresária para pequenos empreendedores. “Nunca vi ninguém que realmente quis fazer algo não conseguir. Pensar não paga”, concluiu Luiza Trajano.

Estadão, 27 de junho de 2012 – |http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,optar-pela-expansao-exige-muita-cautela-,892203,0.htm

Anúncios

,

%d blogueiros gostam disto: