Be smart: don’t phone

Ok, smartphones são uma das melhores invenções dos últimos tempos. E-mails, joguinhos, notícias e ainda aquela espiadinha nas atualizações do Facebook. Tudo na palma da mão. Mas calma lá, assim como tudo que é bom, smartphones podem e devem ser usados com parcimônia e em lugares e momentos apropriados. Com a ajuda da especialista em etiqueta Eleonora Trench, preparamos um pequeno manual de boas maneiras para ajudar você, usuário de smartphone, a não ser indelicado. No trabalho, em um encontro romântico, no restaurante ou em família, é só seguir algumas dicas para não passar vergonha com os amigos. Dá uma conferida.
NO TRABALHO
Por mais que o uso de smartphones seja muito associado ao ambiente profissional, é preciso ficar atento à maneira correta de usar o aparelho. Ler e-mails durante uma reunião e usar toques chamativos estão entre os pecados mais cometidos.

DICAS
> Em um almoço de negócios, o aparelho não deve estar em cima da mesa. Guarde-o no bolso ou em uma pasta.
> Evite ler e-mails ou mensagens durante uma reunião profissional, isso pode deixar desconfortáveis os colegas que estão falando.
> De preferência, use o aparelho no silencioso. Se o som for necessário, escolha um toque discreto e profissional.

EM FAMÍLIA
Em casa, em um ambiente descontraído e confortável, é comum pensarmos que o smartphone pode ser usado a qualquer momento. Porém, é importante respeitar as pessoas que não estão acostumadas com a tecnologia e vão se sentir mal se forem trocadas pelo aparelho.

DICAS
> Não use, de jeito nenhum, o smartphone em refeições familiares.
> Em viagens, não fique tirando fotos de tudo para colocá-las nas redes sociais e interagir com pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância.
> Exemplo é tudo. Os pais devem ensinar às crianças, quando elas ganham um smartphone, as regras para o comportamento adequado.

EM UM ENCONTRO ROMÂNTICO
Se a situação for um encontro romântico, o smartphone pode ser tanto um aliado quanto o vilão da história. Não pega bem, por exemplo, usar aplicativos para buscar descontos em restaurantes. Se quiser usar a internet para mostrar alguma coisa muito interessante à outra pessoa, tudo bem.

DICAS
> Não atenda o telefone durante um encontro, a não ser que seja algo mais importante do que a situação.
> Não tire fotos da pessoa, nem da comida, nem do lugar.
> Usar a internet para compartilhar uma informação com a pessoa (como consultar um dado que nenhum dos dois consegue lembrar) é de bom tom.

NO RESTAURANTE
Uma das situações mais comuns em que o smartphone é utilizado em momento indevido é em restaurantes. Nada de checar o Facebook enquanto fala com o garçom ou olhar um e-mail entre uma garfada e outra.

DICAS
> Não colocar o telefone em cima da mesa.
> Não fale ao telefone no restaurante. Se for necessário, fale baixo, respeitando o ambiente.
Não use o smartphone enquanto fala com o garçom ou se houver outras pessoas na mesa.

Jornal Zero Hora, 20 de fevereiro de 2013

Anúncios

,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: