Seis anos depois, Coca-Cola muda slogan e estratégia globais

Empresa lança novo posicionamento que une todas as fórmulas da bebida com bom tema em inglês, mas versão em português não alcança a ideia

Desde Paris – e não em Atlanta, sede dos negócios – a Coca-Cola fez, na manhã desta terça-feira, o anúncio de sua nova campanha global, que une pela primeira vez na história da empresa todas as fórmulas do refrigerante: Coca-Cola, Coca-Cola Light/Coca-Cola Diet, Coca-Cola Zero e Coca-Cola Life. O diretor mundial de marketing da companhia, o espanhol Marcos de Quinto, anunciou o novo slogan, ”Taste the feeling”, que no Brasil acabou ficando ”Sinta o sabor”. Perdeu um pouco do charme, não? É o novo slogan em seis anos, já que desde 2009 a marca mantinha a assinatura ”Abra a felicidade”.

Preocupação com novos hábitos de consumo permeia a nova campanha da mais global marca de refrigerantesFoto: Coca-Cola / Divulgação

A intenção da Coca, no momento em que a empresa perde mercado para bebidas consideradas mais saudáveis, como chás e sucos, é ”estender o valor global e o apelo icônico da Coca-Cola original a todas as versões, unindo a família Coca-Cola sob a marca de bebidas número 1 do mundo”.

No comunicado, a Coca expressa a preocupação com a mudança no perfil de consumo ao afirmar que a campanha ”reforça o compromisso da companhia de oferecer opções, permitindo aos consumidores escolher a Coca-Cola que melhor se adapte a seu gosto, seu estilo de vida e sua dieta (…)”.

A mudança de mercado provocada por novos hábitos vem se traduzindo em vários negócios, especialmente na compra de marcas de produtoras de sucos e chás. No Brasil, a última movimentação importante foi a compra da Verde Campo, no ano passado, que marcou a estreia da empresa no segmento de lácteos. Antes, em 2007, a Coca havia comprado a tradicional Matte Leão, o que provocou um rearranjo no mercado de chás gelados, até então pouco competitivo no país.

Com ajuda da Wikipedia, a coluna listou os slogans mais marcantes da bebida. Confira seu favorito:

  • 1886 – Drink Coca-Cola
  • 1904 – Delicious and refreshing
  • 1905 – Coca-Cola revives and sustains
  • 1906 – The great national temperance beverage
  • 1908 – Good til the last drop
  • 1917 – Three million a day
  • 1922 – Thirst knows no season
  • 1923 – Enjoy life
  • 1924 – Refresh yourself
  • 1925 – Six million a day
  • 1926 – It had to be good to get where it is
  • 1927 – Pure as sunlight
  • 1927 – Around the corner from anywhere
  • 1928 – Coca-Cola … pure drink of natural flavors
  • 1929 – The pause that refreshes. (A pausa que refresca)
  • 1932 – Ice-cold sunshine
  • 1937 – America’s favorite moment
  • 1938 – The best friend thirst ever had
  • 1938 – Thirst asks nothing more
  • 1939 – Coca-Cola goes along
  • 1939 – Coca-Cola has the taste thirst goes for
  • 1939 – Whoever you are, whatever you do, wherever you may be, when you think of refreshment, think of ice cold Coca-Cola
  • 1941 – Coca-Cola is Coke!
  • 1942 – The only thing like Coca-Cola is Coca-Cola itself
  • 1944 – How about a Coke?
  • 1945 – Coke means Coca-Cola
  • 1945 – Passport to refreshment
  • 1947 – Coke knows no season
  • 1948 – Where there’s Coke there’s hospitality
  • 1949 – Coca-Cola … along the highway to anywhere
  • 1952 – What you want is a Coke
  • 1954 – For people on the go
  • 1956 – Coca-Cola … makes good things taste better
  • 1957 – The sign of good taste
  • 1958 – The Cold, Crisp Taste of Coke
  • 1959 – Be really refreshed
  • 1963 – Things go better with Coke. (Tudo vai melhor com Coca-Cola)
  • 1969 – It’s the real thing. (Isso é que é!)
  • 1976 – Coke adds life. (Coca-Cola dá mais vida)
  • 1979 – Have a Coke and a smile (Abra um sorriso. Coca-Cola dá mais vida)
  • 1981 – Coke is it! (Coca-Cola é isso aí)
  • 1987 – You Can’t Beat the Feeling (Emoção pra valer)
  • 1993 – Always Coca-Cola (Sempre Coca-Cola)
  • 1999 – Enjoy (Curta)
  • 2001 – Life tastes good (Gostoso é viver)
  • 2003 – Real. (Essa é a real)
  • 2005 – Make It Real. (Viva o que é bom)
  • 2006 – The Coke Side of Life (O lado Coca-Cola da vida)
  • 2009 – Open Happiness (Abra a felicidade)
  • 2016 – Taste the Feeling (Sinta o sabor)
    Fonte: Zero Hora, 19/01/2016 – Por: Marta Sfredo
Anúncios

,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: