Tradução em tempo real do Skype agora funciona em português

Brasileiros poderão conversar com pessoas que falam outros seis idiomas com ajuda de tecnologia baseada em inteligência artificial

Novo recurso está disponível na nova versão do aplicativo para PCs e tablets

A Microsoft lançou nesta quinta-feira, 10, o recurso de tradução em tempo real do Skype no Brasil. O Skype Translator agora consegue traduzir conversas entre uma pessoa que fala português e interlocutores que falam outros seis idiomas, entre eles inglês, espanhol e mandarim. O novo recurso, que está disponível na nova versão do aplicativo do Skype para PC e tablets, funciona como um “intérprete” para traduzir conversas entre pessoas que falam idiomas diferentes.

Leia também:
Windows 10 supera uso do XP no mundo, diz pesquisa 

Quando o recurso está ativado, a pessoa que fala português diz uma frase e os dados são enviados para um sistema da Microsoft baseado em computação em nuvem. O sistema faz a tradução e a envia de volta para o aplicativo pela internet. O Skype reproduz a frase no idioma escolhido com uma voz semelhante à adotada por aplicativos de assistente pessoal, como Siri (Apple) e Cortana (Microsoft). Após ouvir a tradução, o interlocutor responde em seu idioma e o processo recomeça.

A tradução acontece em uma fração de segundo, algo que é só é possível graças à tecnologia por trás do Skype Translator. Ela é fruto de mais de 20 anos de pesquisas da Microsoft Research — divisão de pesquisa e desenvolvimento da companhia — na área de inteligência artificial. Em entrevista ao Estado, o cientista-chefe do Microsoft Research, o brasileiro Rico Malvar, conta que o maior desafio foi tornar o sistema capaz de lidar com a conversação. “Traduzir texto é diferente de traduzir a linguagem falada”, explica.

Enquanto os sistemas de tradução de texto, como o Google Translator, buscam a palavra correspondente num banco de dados, os algoritmos do Skype Translator precisam converter a voz em texto, analisar o discurso e fazer a tradução. Segundo Malvar, o processo é semelhante a forma como o cérebro humano traduz informações: em vez de buscar o significado de cada palavra, o software mapeia o significado de expressões no banco de dados. Depois, o conteúdo é sintetizado para que o sistema consiga “dizer” a tradução para a pessoa que está do outro lado da chamada.

Outra diferença fundamental é a capacidade de aprendizado do sistema. O Skype Translator é baseado em algoritmos criados com base em inteligência artificial que se aperfeiçoam sozinhos com o passar do tempo. Assim como uma pessoa que está aprendendo um novo idioma, ele passa a traduzir mais rápido e com menos erros quanto mais “ouve” pessoas conversando. “O Skype Translator é como um intérprete jovem. Conforme ele conversa mais naquele idioma, melhor ele fica. A diferença é que ele não se cansa”, compara Malvar.

Antes de entrar no ar em português, a Microsoft “treinou” o sistema a partir de modelos de dados criados a partir de conversas gravadas por profissionais contratados de diversas partes do País. Com isso, o Skype Translator já entende os diversos sotaques brasileiros e já pode compreender “palavrões”, que são eliminados na versão final da tradução. Em testes realizados pela reportagem do Estado, o sistema apresentou poucos erros. “Ele ainda funciona melhor para o inglês, porque temos modelos melhores, já que estamos usando a ferramenta há mais tempo”, explica Malvar.

A Microsoft não revela o número de usuários do Skype Translator, mas o potencial de uso é grande, já que o Skype reúne mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo. No futuro, a empresa pretende expandir a tradução em tempo real para todos os idiomas. “O Skype Translator vai acabar com a barreira da língua entre as pessoas. O recurso vai mudar a forma como as pessoas se relacionam com suas famílias, amigos e com colegas de trabalho”, diz Malvar.

Como usar. Após atualizar o aplicativo do Skype para PC ou para tablet para a nova versão, os usuários precisam ativar o recurso antes de fazer qualquer chamada, seja por meio de voz ou vídeo. Para isso, basta clicar sobre o ícone do recurso em formato de globo que fica localizado no canto superior direito do aplicativo e selecionar o idioma para cada participante da chamada.

Estadão, Por Claudia Tozetto

Anúncios

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: